segunda-feira, 25 de outubro de 2010

III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável


Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança é o tema do 3° Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10). O evento é realizado pelo CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CIB, PNUMA e IISBE, organizado pelas Universidades FEC-Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Espírito Santo e contará com a participação de engenheiros, arquitetos, acadêmicos e especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na Câmara Americana do Comércio (Amcham), em São Paulo.

O evento apresentará as principais tecnologias e inovações em construções sustentáveis, divididos em quatro painéis: Sustentabilidade nos Negócios; Otimização de Recursos; Sustentabilidade Habitacional Urbana; e Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da Vida Útil Como Ferramenta de Projeto. Estão previstas sessões paralelas para discussão de artigos científicos e workshops técnicos, além de experiências empresariais como das empresas Camargo Correa, Holcim, Weber Quartzolit e também da Caixa Econômica Federal.

Esta é uma oportunidade única reunida em dois dias de eventos onde será possível encontrar parceiros conectar-se a profissionais da área e ampliar conhecimentos sobre construção sustentável.



O Painel 1, SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS, abordará a sustentabilidade sob o enfoque empresarial. Representantes de empresas ilustrarão suas experiências reais no processo de inserção de práticas de sustentabilidade na corporação.



O Painel 2, OS EDIFÍCIOS DO FUTURO: PROJETO E INOVAÇÃO, abordará como que a fase de projeto das edificações, aliada às ferramentas de projeto, podem contribuir para a otimização do consumo de recursos desde a fase de construção até a fase de operação.



O Painel 3, SUSTENTABILIDADE HABITACIONAL URBANA, abordará a questão da sustentabilidade habitacional urbana no Brasil, procurando refletir a importância de se gerar ações integradas entre as iniciativas de habitação e as preocupações com a sustentabilidade, tanto ecológica como econômica e social. Serão apresentados casos que destacam a importância de agregar esta questão às habitações e também serão discutidas, entre outras, as soluções para abordar projetos em áreas de risco e o desafio da recuperação de áreas degradadas e urbanização das favelas trazendo qualidade e cidadania aos seus moradores e aos moradores das cidades.



O Painel 4, MEDINDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROJETO, discutirá as metodologias para medir os impactos ambientais associados ao ciclo de vida do edifício ainda na fase de projeto. Serão abordadas as tendências em análise do ciclo de vida, declarações ambientais de produtos conjuntamente com um aspecto chave para o processo, que é a estimativa da vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário